Licenciamento da Atividade Económica

Licenciamento Industrial

(SIR - Sistema da Indústria Responsável - Decreto-Lei n.º 73/2015)

O Licenciamento Industrial, também denominado Sistema de Indústria Responsável (SIR), é um processo que tem como objetivo a prevenção dos riscos e dos inconvenientes resultantes da laboração dos estabelecimentos industriais, tendo em vista a salvaguarda da Saúde Pública e dos trabalhadores, a segurança de pessoas e bens, a higiene e segurança nos locais de trabalho, o correto ordenamento do território e a qualidade do ambiente.

É uma obrigatoriedade legal para o acesso e exercício de atividade industrial e que tem como principais objetivos:

  1. prevenção dos riscos e inconvenientes resultantes da exploração dos estabelecimentos industriais, visando a salvaguarda da saúde pública e dos trabalhadores, a segurança de pessoas e bens, a segurança e saúde nos locais de trabalho, a qualidade do ambiente e um correto ordenamento do território, num quadro de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade social das empresas;
  2. A promoção da simplificação e desburocratização dos atos e procedimentos da Administração Pública, visando contribuir para dinamização e competitividade da indústria nacional, num quadro de políticas de desenvolvimento económico sustentável.

Os serviços prestados pela AIP nesta matéria são os seguintes:

  • Diagnóstico da empresa;
  • Compilação dos elementos instrutórios para o pedido de licenciamento da atividade;
  • Submissão do licenciamento na plataforma de interoperabilidade;
  • Acompanhamento do pedido até à obtenção do título de exploração.

Licenciamento do Comércio, Serviços e Restauração

(SIR - Sistema da Indústria Responsável - Decreto-Lei n.º 73/2015)

As empresas dos setores do Comércio, Serviços e Restauração estão sujeitas a um regime específico de licenciamento, de modo a garantir a segurança dos produtos e serviços colocados no mercado.

A Consulting by AIP presta apoio às empresas que pretendam regularizar o exercício das suas atividades, visando o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis.

Contacte-nos e verifique o seu enquadramento.

Scroll to Top

Obrigado pelo seu contacto

Iremos responder-lhe tão breve quanto possível.

O QMSiTech é um software de gestão da qualidade desenvolvido pela Ambidata iTech. Todos os processos da qualidade são geridos de forma automática e sem recurso a papel. Uma solução cloud em regime SaS, chave na mão. QMSiTech – qualidade digital simples, rápida e fácil de utilizar!

Fale com a QMSiTech

A Seidor é uma consultora tecnológica, SAP Plantinum Partner, que disponibiliza um vasto portefólio de soluções e serviços: consultoria, implementação, desenvolvimento e manutenção de aplicações e infraestrutura e serviços de outsourcing. Presta serviço a mais de 8.500 clientes nos 5 continente sendo parceira e fundadora da rede United-VARs.

Fale com a Seidor

A PEOPLE FOR PEOPLE surgiu para dar resposta a uma necessidade atual do mercado na área de gestão do Capital Humano: Aumentar a flexibilidade dos recursos humanos com ferramentas tecnológicas inovadoras que otimizam processos para que se possam focar naquilo que realmente importa, as suas PESSOAS.

Fale com a PEOPLE FOR PEOPLE

A Agenda Urbana é uma empresa dedicada aos estudos, projetos e consultoria na área do território, planeamento estratégico, desenvolvimento regional e urbano, habitação, reabilitação urbana, estudos de impacte ambiental, avaliações ambientais estratégicos e projetos de arquitetura e engenharia.

Fale com a Agenda Urbana