Gestão de Tempo & Smart Performance
Gestão de Tempo vs Gestão de Atenção
Formação Presencial
09 de maio
09h30 às 13h30
Estratégias de Planeamento & Gestão de Prioridades
Formação Presencial
10 de maio
09h30 às 13h30
Enquadramento
Muito do nosso tempo é monopolizado em processos morosos e desmotivantes, e a nossa atenção prejudicada por constantes solicitações e interrupções. Esta dinâmica diminui a eficiência da performance e aumenta a entropia operacional. Tomar decisões pragmáticas requer flexibilidade e agilidade intelectual.
Num dia normal de trabalho, somos interrompidos cerca de 60x e uma simples distracção de Τ de segundo pode representar uma perda de produtividade de
40%, levando até 23 minutos para retomar a concentração inicial. O factor decisivo ― o verdadeiro game changer ―, é a nossa capacidade de blindar o foco e gerir soberanamente a pressão cognitiva do excesso de estímulos (inputs), o que irá radicalmente melhorar o nosso potencial de performance (outputs).
A Performance Sustentável é uma dimensão fundamental dos ODS’s da ONU, e muito deste problema está ancorado em crenças disfuncionais da Hustle Culture (romantização do excesso de trabalho), em que: Mais Horas de Trabalho = Mais Produtividade. Sabemos que esta premissa não é verdadeira, e que significa efectivamente um decréscimo elevadíssimo da performance, uma aceleração na degradação da saúde global e da qualidade de vida de todos os profissionais.
Um Workshop para aprender ― com a evidência científica da Psiconeurociência, Genética, Economia Comportamental e Gestão Estratégica ―, a implementar protocolos para a plasticidade comportamental, redesign da arquitectura contextual e sensorial que melhoram a agilidade intelectual, práticas que suportam o desempenho cerebral e ferramentas estratégicas de reforço da concentração e da atenção.
Enquadramento
Calibrar o funcionamento de múltiplas linhas de operações dentro de uma instituição é extremamente desafiante. Uma corrida constante para apagar fogos em todas as frentes e dar resposta a diferentes solicitações. Onde o ‘importante’, o ‘urgente’ e o ‘desnecessário’ se confundem constantemente.
O mapeamento de prioridades tem de enquadrar uma dimensão global (instituição, sector, departamento, equipa, etc.) clara e articulada, mas também incisiva na individualidade de cada profissional.
Um Módulo para aprender ― com a evidência científica da Psiconeurociência, Economia Comportamental e Gestão Estratégica ―, protocolos para a gestão da performance diária, redesign da arquitectura cognitiva para a função intelectual, estruturar hierarquias sólidas de prioridades, dominando vectores como ‘urgência’, ‘relevância’ e ‘taxa de esforço’. Explorar estratégias colectivas adaptativas, que protegem a capacidade de foco e o prime time de top performance executiva de cada elemento, em prol do bem-estar psicológico, da agilidade da estrutura e do sucesso organizacional.
Certificado de conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram e pelo menos 80% de assiduidade obterão o Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.
Certificação
Preço
70€ por ação
Ação sujeita a número mínimo de inscrições. Pagamento no momento da confirmação da realização da ação.
Formador
Diana Rafael Almeida – The Minimal Mag
Fundadora e Directora Executiva da The Minimal Magazine, The Minimal Academy e The Minimal Business Lab.
Creative Strategist, especializada em Innovation Management for Economics and Social Development pela Elisava (Barcelona), Design Thinking e Strategic Intelligence. Possui o ISEP Executive Programme pelo INSEAD/IES-SBS. Diplomada em ‘Food Science and Health’ pela Stanford University (Palo Alto, Califórnia), a terminar ‘The Science of Well-Being’ pela Yale University (New Haven, Connecticut) e ‘Leadership and Communication’ pela Harvard University (Cambridge, Massachusetts). Presentemente a cursar ‘Neuroscience Fundamentals’ pela Harvard University (Cambridge, Massachusetts).
Foi Directora de Marketing & Comunicação do Palácio do Correio Velho, da Associação Portuguesa de Leiloeiros de Arte e, também, do IES-Social Business School. Integrou a equipa de desenvolvimento e gestão do programa LEAP – Policy Development Initiative (Fellowship Internacional em Produção e Consumo Sustentável) da Fundação Calouste Gulbenkian.
Formadora Executiva desde 2017. Mentora pelo Clube de Criativos de Portugal, pela Casa do Impacto, pelo Centro de Inovação da Mouraria e pelo TecStorm do Instituto Superior Técnico. Foi também mentora no SIT19 do European Investment Bank Institute. Embaixadora do Braindreamer Project – Future Concept Investigators da NBOWM. Membro do Women in Tech – Global Movement.
Professora auxiliar convidada na NOVA School of Business and Economics e, anteriormente, na NOVA FCSH de Lisboa.
Com um espírito globalista – tem uma visão punk rock da vida – onde as diferentes esferas da vida se articulam numa sincronicidade multidimensional. Acredita que o conhecimento (sobre o conhecimento) é o segredo da evolução.