Escrita Criativa no Marketing Digital
Duração
12 Horas
Datas
Por definir
Formato
e-learning
Objetivos gerais
- Apresentar as noções-base da escrita criativa e do storytelling;
- Dar a conhecer os elementos de uma boa história (tom, pontos dinâmicos, tipos de personagens, estrutura, ritmo, abertura e fecho);
- Apresentar estratégias para integrar a estrutura narrativa na criação de conteúdos online e offline.
Certificado de conclusão
Todos os formandos que atinjam os objetivos pedagógicos definidos para a conclusão com aproveitamento do curso de formação que frequentaram e pelo menos 80% de assiduidade obterão o Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.
Certificação
Objetivos específicos
- O cenário do Marketing Digital;
- O conceito de criatividade e como pode ser desenvolvido;
- Os elementos fundamentais do Marketing Digital aplicados à produção de conteúdos;
- A importância das personas na produção de conteúdo;
- Conceito de escrita criativa;
- Conceito de Copywriting para a internet;
- Conceito de UX Writing;
- Conceito de BIG Idea;
- Identidade da marca;
- Identidade do comunicador;
- Linha editorial;
- Mapa da Boa Escrita;
- Conceito de Social Listening;
- Conceito de Newsjacking;
- Conceito de menos é mais na produção de conteúdo;
- Processo do storytelling;
- Arquétipos de marca;
- Fundamentos de uma história estratégica.
Conteúdo programático
- Apresentação de pesquisa com dados revelantes sobre o digital, no mundo e em PT;
- A evolução do Marketing e do MKT Digital;
- O que é criatividade; Mitos sobre a criatividade;
- Funil de Conversão, Personas, SEO, Gatilhos mentais e Key Words;
- Personas e produção de conteúdos;
- O que é a escrita criativa; Como aplicá-la; Como desenvolvê-la;
- Escrita criativa na prática;
- O que é copywriting e Técnicas para desenvolver;
- O que é UX writing; Como aplicá-lo no contexto da produção de conteúdo;
- O que é a uma BIG Idea; Como encontrá-la; Como testá-la; Criação de uma Big Idea;
- Elementos de uma marca forte; Como usar esses elementos nos conteúdos;
- Elementos de identificação e Como harmonizar com a marca;
- O que é a linha editorial; Como defini-la de forma estratégica; Criação da linha editorial do negócio;
- Elementos essenciais de um bom texto; Como monitorizar; Como integrar à estratégia;
- Como deixar o texto mais atrativo;
- Criação do calendário de conteúdo;
- O que é storytelling; Elementos essenciais; Como fazer storytelling para o digital;
- O que são arquétipos; Como usá-los para as marcas;
- O arco dramático; Histórias que predem a atenção
Preço
195€
Ação sujeita a número mínimo de inscrições. Pagamento no momento da confirmação da realização da ação.
Destinatários
Empreendedores, empresários e profissionais com interesse na temática.
Formador
Márcia Malvina
Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de planeamento estratégico, realização de estudos de mercado, organização de grandes eventos, gestão de relacionamento com clientes, comportamento do consumidor, comunicação empresarial, marketing digital e estratégias de criação e lançamentos de produtos digitais.