Inteligência Emocional & Gestão de Conflitos
Contexto Empresarial
Duração
4 Horas
Datas
08 de setembro
14h30 às 18h30
Formato
e-learning
Ficha Técnica
Objetivos gerais
No final desta sessão os formandos deverão ser capazes de identificar as múltiplas dimensões da Inteligência Emocional, sistematicamente analisar o seu impacto nas relações interpessoais e reconhecer as metodologias que viabilizam práticas sustentáveis tanto na gestão de conflitos, como na gestão colaborativa de stakeholders.
Objetivos específicos
- Explorar o conceito de Inteligência Emocional enquanto ferramenta chave em contexto organizacional;
- Identificar as diferentes tipologias de inteligência emocional, como navegar e implementar a escala processual de implementação;
- Identificar e mitigar táticas de manipulação emocional;
- Aprender a avaliar de forma qualitativa o estado de espírito de uma equipa ou organização;
- Compreender as diferentes posturas, bias cognitivos e abordagens estratégicas na gestão de conflitos;
- Compreender como identificar e classificar stakeholders e como desenvolver um protocolo estratégico de acompanhamento que promova uma colaboração transparente e eficaz.
Certificado de conclusão
A presente ação de formação leva à emissão de um certificado SIGO e um certificado digital, emitido pela AIP
Acreditação

Conteúdo Programático
- Matriz da Inteligência Emocional;
- Os 4 níveis do processo evolutivo da inteligência emocional;
- Desconstruir táticas de manipulação emocional em contexto laboral;
- Aprender a identificar e a construir um comportamento adaptado em relação a elas;
- Validação Emocional como alavanca para a performance, competência e segurança intelectual;
- Metodologia prática SAD para avaliar o estado de espírito organizacional em diferentes contextos, enquanto ferramenta para consolidação da cultura;
- Modelo social de interação humana;
- Modelo bidimensional e os 5 arquétipos de Gestão de conflitos;
- Matriz de Gestão de Stakeholders.
Preço
70€ por ação
Ação sujeita a número mínimo de inscrições. Pagamento no momento da confirmação da realização da ação.
Formadora
Diana de Almeida Rafael
Creative Strategist, especializada em Innovation Management for Economics and Social Development pela Elisava (Barcelona), Design Thinking e Strategic Intelligence. Possui o ISEP Executive Programme pelo INSEAD/IES-SBS (Institut Européen d’administration des Affaires). Diplomada em ‘Food Science and Health’ pela Stanford University (Palo Alto, Califórnia), a terminar ‘The Science of Well-Being’ pela Yale University (New Haven, Connecticut) e a cursar ‘Neuroscience Fundamentals’ pela Harvard University (Cambridge, Massachusetts).
Docente convidada na NOVA School of Business and Economics e, anteriormente, na NOVA FCSH de Lisboa.