Hidrogénio

Duração

28 Horas

Data

Dezembro de 2021
Pós-laboral das 18h às 20h

Formato

b-learning

Ficha Técnica

Descrição e objetivos da formação

É objetivo desta unidade formativa fazer uma abordagem introdutória das principais tecnologias industriais de produção de hidrogénio verde com ênfase nos sistemas comerciais de eletrólise para produção de hidrogénio verde.

  • Saber os princípios gerais da eletroquímica;
  • Saber os princípios de funcionamento de células eletroquímicas;
  • Obter conhecimentos de segurança;
  • Conhecer diferentes tipos de equipamentos disponíveis no mercado;
  • Instalação e aplicação de sistemas de eletrólises.

Programa de Formação

Módulo 1 – Introdução (breve contextualização da necessidade da transição para uma “economia do H2”, breve referência a algumas tecnologias mais promissoras para a produção de H2 em grande escala e das vantagens e desvantagens económicas e ambientais da produção de H2 por via eletrolítica); (4 horas)

Módulo 2 – Eletrólise da água (fatores que influenciam a velocidade da reação eletrolítica, breve análise das equações de Tafel e de Buttler-Volmer; fatores que afetam a eficiência do processo eletrolítico, resistência internas e externas à célula eletrolítica, noção de polarização; breve referência à voltametria cíclica e outras técnicas de estudo da eletrólise; classificação das células eletrolíticas em função do tipo de eletrólito usado em alcalinas, de membrana de permuta de protões, de óxidos sólidos, alcalina de membrana de permuta aniónica, etc.); (4 horas)

Módulo 3 – Hidrogénio verde por via eletrolítica (eletrólise da água e de águas residuais baseada em energias renováveis como forma de armazenamento do excesso de eletricidade produzida por via eólica, solar ou hídrica, ou de bioenergias obtidas de biomassas residuais; consumos de energia e produtos obtidos; aplicações do oxigénio produzido); (4 horas)

Módulo 4 – Armazenamento e distribuição de energia via hidrogénio (4 horas)
Visão global de sistemas de armazenamento de hidrogénio, nomeadamente, armazenamento sob pressão, criogénico, químico, em esferas de vidro, como hidretos metálicos, como borohidretos, como amoníaco; comparação dos sistemas em termos de estado da tecnologia; vantagens e desvantagens, domínios de aplicabilidade, eficiência energética, investimento e custos de operação; princípios gerais da avaliação económica de alternativas de investimento.

Módulo 5 – Células de combustível (4 horas)
Visão global sobre células de combustível de hidrogénio com destaque para as comerciais e para aplicações em mobilidade, aplicações industriais e domésticas.

Módulo 6 – Aulas práticas e equipamentos (8 horas)

  • Eletrólise (estudo da influência de parâmetros como composição da solução, condutividade eletrolítica, temperatura, tensão, determinação da eficiência/rendimento da eletrólise, entre outros).
  • Avaliação da aplicação de sistema de armazenamento.
  • Eletrólise à escala piloto com o eletrolisador da Enapter.
  • Avaliação dos riscos/ segurança numa instalação de hidrogénio.

Preço

300€

Esta formação está limitada a um número e máximo de 60 participantes.

Destinatários

Técnicos e gestores de empresas das áreas da energia ou com interesse em investir no campo do H2 verde; estudantes da área de Ciências e Tecnologias.

Formadores

Paulo Brito – Instituto Politécnico de Portalegre (IPP/ BioBIP-Bioenergia)

Carmen Rangel – Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG)

Gonçalo Lourinho – Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias (BioREF)

Diogo Santos – Instituto Superior Técnico (IST)

Luiz Rodrigues – Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)

Organização
Parceiros

Para mais informações, contactar: 213 601 209

Scroll to Top

Obrigado pelo seu contacto

Iremos responder-lhe tão breve quanto possível.

Calendarização

Setores Elegíveis

> Pesca / aquicultura (desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras no setor da pesca / piscicultura)
> Indústria de transformação do pescado
> Portos comerciais
> Setor de energia renovável oceânica
> Indústria marítima, incluindo tecnologias inovadoras de transporte marítimo
> Digitalização marítima
> Infraestruturas offshore e/ou nearshore
> Robótica relacionada com tecnologias marinhas e marítimas
> Tecnologias para recursos do mar profundo e mapeamento
> Construção naval e transporte marítimo (desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras)
> Biotecnologia Azul
> Turismo náutico
> Atividades de monitorização ambiental e vigilância marítima
> Atividades económicas baseadas no sequestro de carbono através da reflorestação de algas

O QMSiTech é um software de gestão da qualidade desenvolvido pela Ambidata iTech. Todos os processos da qualidade são geridos de forma automática e sem recurso a papel. Uma solução cloud em regime SaS, chave na mão. QMSiTech – qualidade digital simples, rápida e fácil de utilizar!

Fale com a QMSiTech

A Seidor é uma consultora tecnológica, SAP Plantinum Partner, que disponibiliza um vasto portefólio de soluções e serviços: consultoria, implementação, desenvolvimento e manutenção de aplicações e infraestrutura e serviços de outsourcing. Presta serviço a mais de 8.500 clientes nos 5 continente sendo parceira e fundadora da rede United-VARs.

Fale com a Seidor

A PEOPLE FOR PEOPLE surgiu para dar resposta a uma necessidade atual do mercado na área de gestão do Capital Humano: Aumentar a flexibilidade dos recursos humanos com ferramentas tecnológicas inovadoras que otimizam processos para que se possam focar naquilo que realmente importa, as suas PESSOAS.

Fale com a PEOPLE FOR PEOPLE

A Agenda Urbana é uma empresa dedicada aos estudos, projetos e consultoria na área do território, planeamento estratégico, desenvolvimento regional e urbano, habitação, reabilitação urbana, estudos de impacte ambiental, avaliações ambientais estratégicos e projetos de arquitetura e engenharia.

Fale com a Agenda Urbana